DIA DA ÁRVORE



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Educar....

O ato de educar - Paty Fonte
O ato de educar não é mecanicamente profissional
O ato de educar é de mais árdua paixão, de amor incondicional
O ato de educar exige engajamento, comprometimento, abnegação
É uma luta física e mental diária onde buscamos muito mais do que um simples salário no fim do mês...
Buscamos atingir todos os objetivos...
Desenvolver todas as habilidades...
Orientar todos os conhecimentos...
Facilitar todas as aprendizagens...
O prêmio? É a realização pessoal vinda através de um sorriso de criança frente a uma nova descoberta. Somos, sim! Sonhadoras de um mundo justo repleto de cidadãos críticos, questionadores, participantes, ativos numa Sociedade igualitária, digna, honesta...
Acreditamos no ato de educar em busca do nosso sonho.
Ousamos no desafio de inovar dentro da sala de aula.
Somos partículas de Deus enviadas especialmente para essa sublime missão: Educar!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Meus olhos

Havia
Uma
garota
cega
que
se
odiava
pelo
fato
de ser
cega!
Ela tbm
odiava a
todos exceto
seu namorado!
Um dia ela disse
que se pudesse ver
o mundo, ela se casaria
com seu namorado. Em um
dia de sorte, alguém doou um
par de olhos a ela! Então o seu
namorado perguntou a ela: Agora
que vc pode ver,vc se casa comigo?
A garota estava chocada qd ela viu que
seu namorado era cego! Ela disse:Eu sinto
mto,mas não posso me casar com vc pq vc é
cego! O namorado afastando-se dela em lágrimas
disse: Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos,
eles eram muito importantes pra mim...

Nunca despreze quem ama vc..!! As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios
e nós nem ligamos..Mande para o maior número de pessoas q
puder, para q elas reflitam q nesse mundo falta AMOR .. .♥

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

No Caminho da Nova Escola

A Escola Nossa Senhora de Fátima ataca com aulas diversificadas e prazeroza; Com uma metodologia de ensino diferenciada, com a finalidade de permitir que os alunos desenvolvam competências e habilidades previstas, onde as atividades busca fazer com que os alunos atinjam níveis mais altos de aprendizagem . Tendo esses princípios como referência, o trabalho realizado em sala de aula desenvolve de maneira intencional e flexível, mobilizando o aluno à participação e ao pensamento criativo, possibilitando a melhoria de sua auto-estima e autoconfiança.
Leitura prazerosa
A escola procura despertar o gosto pela leitura, transformando em um momento prazeroso. Dispõe de uma sala climatizada onde há dezenas de livros dos mais diversos autores da literatura infanto/juvenil onde os alunos entram em contato com o universo das histórias.
Conta também com um armário ambulante que percorre toda a escola.






















Sala de informática
A escola conta ainda com uma sala de informática com boas instalações físicas e ar-condicionado. Onde os alunos, participam de atividades lúdicas . Através de diversos softwares educativos a escola passa à ter um reforço escolar na aprendizagem dos alunos, isso acontece principalmente nas disciplinas críticas e obrigatórias, língua portuguesa e matemática, onde o aluno aprende brincando com os jogos educativos.
E alem disso estarão inseridos no mundo digital, onde não serão futuros analfabetos digitais














A escola conta também com aulas de Educação Fisíca, momento onde as crianças, aprendem e divertem, as aulas acontece na quadra coberta da escola.


A história do lápis

 O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.

Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça ".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.

Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis:

ele sempre deixa uma marca.

Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

Desconheço a autoria.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Projeto de Aceleração da Aprendizagem implantado em Bom Jesus do Tocantins Revoluciona a educação do município

Implantado no município no ano de 2009 pela a Secretária de Educação municipal Josiene Gonçalves da Silva o Plano de Aceleração da Aprendizagem que foi inspirado no Programa Aceleração da Aprendizagem do governo federal que havia sido aderido pelo município anteriormente, vem alcançando metas excelentes e despertando a curiosidade e o interesse de vários educadores.

Com o total apoio do Prefeito
Sidney Moreira, o projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e visa equacionar um grave problema no município, e que também acontece em outras localidades, que é o déficit idade/série, que se traduz num grande número de alunos cuja idade não corresponde à série em que se encontram matriculada.

. Sendo o projeto do próprio município, seu custeio não conta com repasse de verbas do estado nem do governo federal. “Os alunos estudam dois turnos, tudo custeado pelo próprio município”, afirma Josiene. A turma de Aceleração da Aprendizagem agrega alunos de todos os anos, desde que apresentem idade avançada em relação à série que está matriculado e o avanço se dá de acordo com a aprendizagem do aluno, mas em media gira em torno de 02 anos.

Os critérios de avaliação utilizados para a promoção desses alunos são os mesmo do ensino regular, com ênfase voltada para a leitura, escrita, conhecimentos Matemáticos e desenvolvimento
social, ou seja, o avanço é decorrente da aprendizagem do aluno.Há casos bastante promissores, como do aluno Marcus Vinicius Costa Brito, 12 anos, que avançou do ano 2009 para 2010 do 2º ano para o 6º ano. Vale também ressaltar que estes resultados vêm ajudando no crescimento do IDEB da escola, que em 2009 já ultrapassou a meta de 2011.

Empolgada com os resultados obtidos, a secretária municipal de educação Josiene Gonçalves nos conta que “o projeto trouxe não só uma mudança na aprendizagem dos alunos, mas uma mudança de comportamento dentro e fora da escola.Com a alta- estima alcançada agora eles têm autos índices de freqüência e baixos índices de desistência”, o que era comum a eles anteriormente.
Josiene ainda diz que, havendo possibilidades reais de recursos, tem o desejo de expandir o projeto para as demais localidades dentro do município.

O SUCESSO ESCOLAR – PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Por dois anos seguidos a professora Arcilene Ferreira Costa (foto), Bióloga, com anos de experiência no ensino fundamental menor, é responsável pela turma de aceleração da aprendizagem na Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima, onde tem a missão de transformar a história educacional de um grupo de alunos, que vem com uma extensa lista de fracassos, reprovações e desistências.

O projeto aceleração da aprendizagem oferece a esses alunos com dificuldades de aprendizagem, um ambiente rico, um verdadeiro laboratório de conhecimento, onde possam aprender de forma simples e objetiva, e acima de tudo acreditando em si mesmo, tendo autoconfiança, prontos a auto- superarem, sentido o gosto e o prazer de aprender. Apesar do grande empenho da secretaria na implantação do programa, sua consolidação e repercussão deveram-se, também em grande parte, pelo o envolvimento dos professores, da equipe gestora da escola com a inserção dessas novas práticas pedagógicas e, sobretudo, pela larga aceitação por parte dos alunos graça ao caráter motivador do projeto que faz o aluno reconfigurar seu horizonte de possibilidades e “redescobrir o prazer de aprender”.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Gincana de matemática da Escola Nossa Senhora de Fátima

Na semana do dia 29/09/2010 (quarta-feira) a 07/10/ 2010, a Escola Nossa Senhora de Fátima parou para realizar uma mega gincana com competições entre as turmas. Seria vencedora a equipe que fizesse o maior numero pontos nas modalidades. Entre os principais desafios da gincana estavam: Conhecimento, Raciocínio, Habilidades (Salto à distância, Futebol, Corrida do saco, Corrida do ovo na colher, Bambolê).

1º ano manhã- professora Ana Cléia