Silabário
Para jogar: Se não houver a possibilidade
de construir um silabário para cada criança,
será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças.
Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as
crianças montam as palavras sorteadas, depois
registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que
identifiquem a letra inicial/final, número de letras,
vogais e consoantes. Dependendo do nível,
pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado
número de tampinhas. Um por vez deve tentar formar
palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro,
sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais
integrantes.
3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário,
depois, preenche os espaços com sílabas soltas e
troca o silabário com o colega, que deverá localizar
as palavras formadas pelos amigos. Depois deverá
ser feito um registro da atividade no caderno.
Memória 3D - figura e palavra
Jogo da memória com imagem e nome da palavra.
Podem ser usadas letras bastão ou cursiva,
minúscula ou maiúscula, dependendo do nível
de escrita da turma.
Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante,
caso acerte, pode pegar mais uma massa, desta
vez sem nenhum fonema, para que assim consiga
montar no seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica – Identificação
do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão
em E.V.A.
Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho
e um garfo. Um participante desafia o outro tirando
de um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela
de talharim e apenas com o garfo mexer na
massa tentando pegar a que tiver o fonema
inicial referente a palavra escolhida. Em seguida,
o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
maior número de massas.Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope
uma ficha com uma figura. O mesmo deverá
encontrar o peixe que contém a letra que inicia a
figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a
silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas.
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número
de sílabas.
Podem ser somados pontos por acerto.
Bingo fonológico Bingo inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas a sílaba inicial da figura. Jogo dos antônimos 1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste – cheio/vazio. 2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par. Alfabeto concreto Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está no bloso. Confeccionado em feltro. Como jogar: 1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos bolsos. 2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto. 3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial. Varal das letras Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W. Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras). A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu nome. Trilha Alfabética Objetivo: Consciência fonêmica Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico. Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e executa a tarefa determinada pelo professor. Jogo das abelhas Objetivo: Consciência fonêmica – identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica. Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A. Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma. Cada integrande da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja correto. Ganha quem tiver mais abelhas.Quebra-cabeça com palitos ou caixas Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas. Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas. Vence a equipe que formar o maior número de palavras. Boliche do alfabeto - Jogo das argolas Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla. Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola. Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma.Boneca das emoções Em rodinha as crianças se comunicam com a boneca, usando apenas uma palavra (sentimento). Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando aos colegas tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de levá-la para casa. É ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de relacionamento |
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