DIA DA ÁRVORE



domingo, 9 de janeiro de 2011

Projeto de Aceleração da Aprendizagem implantado em Bom Jesus do Tocantins Revoluciona a educação do município

Implantado no município no ano de 2009 pela a Secretária de Educação municipal Josiene Gonçalves da Silva o Plano de Aceleração da Aprendizagem que foi inspirado no Programa Aceleração da Aprendizagem do governo federal que havia sido aderido pelo município anteriormente, vem alcançando metas excelentes e despertando a curiosidade e o interesse de vários educadores.

Com o total apoio do Prefeito
Sidney Moreira, o projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e visa equacionar um grave problema no município, e que também acontece em outras localidades, que é o déficit idade/série, que se traduz num grande número de alunos cuja idade não corresponde à série em que se encontram matriculada.

. Sendo o projeto do próprio município, seu custeio não conta com repasse de verbas do estado nem do governo federal. “Os alunos estudam dois turnos, tudo custeado pelo próprio município”, afirma Josiene. A turma de Aceleração da Aprendizagem agrega alunos de todos os anos, desde que apresentem idade avançada em relação à série que está matriculado e o avanço se dá de acordo com a aprendizagem do aluno, mas em media gira em torno de 02 anos.

Os critérios de avaliação utilizados para a promoção desses alunos são os mesmo do ensino regular, com ênfase voltada para a leitura, escrita, conhecimentos Matemáticos e desenvolvimento
social, ou seja, o avanço é decorrente da aprendizagem do aluno.Há casos bastante promissores, como do aluno Marcus Vinicius Costa Brito, 12 anos, que avançou do ano 2009 para 2010 do 2º ano para o 6º ano. Vale também ressaltar que estes resultados vêm ajudando no crescimento do IDEB da escola, que em 2009 já ultrapassou a meta de 2011.

Empolgada com os resultados obtidos, a secretária municipal de educação Josiene Gonçalves nos conta que “o projeto trouxe não só uma mudança na aprendizagem dos alunos, mas uma mudança de comportamento dentro e fora da escola.Com a alta- estima alcançada agora eles têm autos índices de freqüência e baixos índices de desistência”, o que era comum a eles anteriormente.
Josiene ainda diz que, havendo possibilidades reais de recursos, tem o desejo de expandir o projeto para as demais localidades dentro do município.

O SUCESSO ESCOLAR – PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Por dois anos seguidos a professora Arcilene Ferreira Costa (foto), Bióloga, com anos de experiência no ensino fundamental menor, é responsável pela turma de aceleração da aprendizagem na Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima, onde tem a missão de transformar a história educacional de um grupo de alunos, que vem com uma extensa lista de fracassos, reprovações e desistências.

O projeto aceleração da aprendizagem oferece a esses alunos com dificuldades de aprendizagem, um ambiente rico, um verdadeiro laboratório de conhecimento, onde possam aprender de forma simples e objetiva, e acima de tudo acreditando em si mesmo, tendo autoconfiança, prontos a auto- superarem, sentido o gosto e o prazer de aprender. Apesar do grande empenho da secretaria na implantação do programa, sua consolidação e repercussão deveram-se, também em grande parte, pelo o envolvimento dos professores, da equipe gestora da escola com a inserção dessas novas práticas pedagógicas e, sobretudo, pela larga aceitação por parte dos alunos graça ao caráter motivador do projeto que faz o aluno reconfigurar seu horizonte de possibilidades e “redescobrir o prazer de aprender”.

2 comentários:

  1. Fenomenal essa atitude da Secretária Josiene, Parabéns a todos que abraçaram o projeto, isso vem a ser o grande ponta – pé para o futuro dos nossos jovens, e no que diz respeito a educação, à Administração Dr. Sidney Moreira – Trabalhando com Você, estará pronto para agir e garantir o melhor para todos sem distinção, e contando ainda com uma parceria com os educadores que vem dando certo avançaremos ainda mais nos nossos objetivos, muito bom estaremos sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Projetos como esse tem que ser divulgado, exibido, são projetos que dão certo e que multiplicam a qualidade do ensino, e a secretária Josiene Gonçalves juntamente com o prefeito Sidney Moreira estão de parabéns em apoiar, dando meios para que esses alunos avancem em seu percuso escolar normal... Parabéns a todos pelo esforço. Fica aqui o meu reconhecimento.

    ResponderExcluir